As obras de revitalização do Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, foram finalizadas, tendo sido executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. Com a total finalização dos serviços, a Seinfra, além de revitalizar, construiu novas áreas, modernizando ainda mais a estrutura do local.
A principal construção no Lar está na criação de um novo bloco. No local, está reunido a lavanderia, cozinha, refeitório e banheiros. No local, ainda poderá ser encontrado salas de reuniões, consultórios de atendimento e uma sala de multiuso para a convivência do público.
A secretaria também realizou a construção de mais dois espaços que não haviam no antigo prédio: a quadra coberta e a brinquedopraça totalmente equipada pela Seinfra.
Segundo o secretário Flávio Júnior, novidades que tornam o local ainda mais moderno. “Nós constatamos a necessidade de construção desses espaço, pois sabíamos que agregariam ainda mais para o uso dos servidores e principalmente do público atendido pela casa. Instalamos equipamentos modernos no local que trarão mais qualidade para as pessoas no uso diário”, afirma o secretário.
Além dos espaços criados de convívio comum, a Seinfra também implementou no local equipamentos de segurança que garantirão mais tranquilidade para servidores. Segundo Heitor Moura, Engenheiro responsável pela obra, foi necessário haver a implementação do sistema de combate a incêndio e do sistema de proteção de descarga atmosférica, SPDA.
“Não havia no Lar da Criança, os sistemas de proteção. Nós incluímos esses dois sistemas, tanto o de combate a incêndio como o de combate a descargas, este para evitar que raios danifiquem os equipamentos eletrônicos instalados no local. O espaço é grande e requer agora uma estrutura de alto padrão para minimizar possíveis sinistros que possam acontecer com a estrutura no decorrer do seu funcionamento diário”, pontua.
Essa foi a primeira grande reforma feita no prédio desde a sua fundação na década de 70. Ao todo, foram investidos pelo Governo do Piauí, mais de R$ 6,5 milhões. A obra faz parte do ‘Pacto Pelas Crianças do Piauí’ e atende as necessidades contidas no programa voltados para área de assistência social. O Lar da Criança é administrado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).