Secretaria da Infraestrutura entrega primeira obra do OPA na capital
09/02/2024 - 13:36
Residencial Torquato Neto
O Governador Rafael Fonteles e o secretário de Infraestrura, Flávio Júnior, entregaram hoje, 09, a primeira obra de infraestrutura presente no programa ‘Orçamento Participativo’ em Teresina. A obra de pavimentação asfáltica, feita pela Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), foi entregue no Residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina, após reivindicação feita pelos moradores da região.
Com uma área total de 8.800m², a pavimentação beneficia uma região que só cresce na capital com escolas, comércio e residências. Feita em tempo recorde, a ordem de serviço foi assinada em janeiro desse ano e tendo sido concluída em menos de um mês.
O Governador Rafael Fonteles ressaltou a relevância do OPA, principalmente por promover a participação da população, ouvindo seus desejos. “O OPA é uma experiência premiada nacionalmente, com que as comunidades, as associações comunitárias propõem obras elas vão a votação e as mais votadas, sintonizadas com a população, são realizadas pelo poder público. Foram mais de 55 mil votos nesse primeiro momento em Teresina e Parnaíba”, ressalta o Governador.
Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão, atendendo a reivindicação apresentada pela Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto. Para o secretário Flávio Júnior certamente um grande momento para os piauienses.
“Nós estamos presenciando hoje a solidificação de um grande projeto do Governo do Estado que é o OPA. O programa foi anunciado em 2023, ouviu os piauienses e hoje somos testemunhas do seu resultado. Estou muito feliz em ver a Seinfra entregando a primeira obra de infraestrutura contemplada nesse programa e que vai trazer só benefícios aqui para os moradores que há anos sofriam com a ausência do asfalto na rua”, esclarece.
Ainda para o secretário Flávio Júnior, a entrega da obra só mostra a confiança com o programa e ressalta a necessidade da participação da população para o crescimento do OPA.
“É importante esclarecer para a sociedade que essa obra foi feita após consulta popular. Foram os cidadãos desse bairro, por meio da associação que os representam, que definiram qual obra desejariam que fosse feita pelo Governo do Estado. O programa será expandido para outros municípios, beneficiando mais cidadãos piauienses”, explica o secretário.
Os maiores beneficiados com a obra são os moradores, como a Jocinete Messias, dona de casa, que há 24 anos mora na rua agora asfaltada. Ela comemora a novidade. “Lutamos muito e agora o asfalto chegou. Lutamos muito com a lama. Já vejo as pessoas fazendo exercícios como caminhada, o que não tinha. Eu participei do OPA e agora vejo o resultado, as pessoas devem participar”, comemora.